SETA MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS

Como tratar a rouquidão, peito seco e diarréia de aves

Nesse artigo vamos tratar de algumas das principais perguntas relacionadas a Rouquidão em aves.

Inicialmente precisamos entender que a Rouquidão nada mais é, do que um sintoma secundário à algum processo em sistema respiratório superior.

Sendo o resultado de uma alteração nas vias vocais da ave (responsável pela vocalização, som que a ave produz), podendo interferir no canto/ou fala do animal.

E por quê isso acontece?

O Sistema respiratório da ave é diferente do Sistema respiratório dos mamíferos, elas não possuem "cordas vocais", e sim uma estrutura chamada "Siringe", que é responsável pela "voz" da ave. Como a Siringe faz parte do sistema respiratório superior, quando existe algum comprometimento infeccioso ou inflamatório/alérgico neste tecido, podemos observar alterações vocais na ave, uma vez que a Siringe também acaba sendo acometida pela ocasião.

E o que pode levar a esse quadro?

A LARINGO-TRAQUEITE, quadro da afecção que atinge sistema respiratório superior das aves, pode ser causado por : Aspergilose (quadro fúngico), Micoplasmose, Bordetelose(quadro infeccioso bacteriano), Colera aviaria (causada por bactéria _Pasteurella Sp.), Singamose(quadro helmintico), por septicemia secundária à quadros gastro-intestinais, ou até mesmo por processos alérgicos.

E como devo tratar?

Como dito anteriormente, o quadro da "rouquidão", ou mais corretamente dizendo, da laringo-traqueíte, pode ter diversas causas, e o tratamento correto vai depender de qual enfermidade se trata, por isso, é importante que o diagnóstico seja corretamente identificado, para direcionamento do procedimento, daí, a importância de um atendimento especializado com médico veterinário especialista em ornitologia (aves).

Em nossa linha temos o SETA Enrologic, antibiótico de amplo espectro, que tem atuação eficaz contra uma variedade de bactérias, podendo ser administrado em casos de laringo-traqueítes em aves, atrelado por vezes a Rouquidão, tendo resultado satisfatório no tratamento contra enfermidades no sistema respiratório.

Podendo ainda ser indicado na recuperação rápida do cansaço de viagens e em outras situações estressantes como: vacinações, debicagem, mudanças de alojamento, superprodução; para acelerar o crescimento através de melhor índice de conversão alimentar; Prevenção de carências vitamínicas do complexo B; na melhora da fertilidade, eclosão de ovos e do metabolismo, mantendo o alto nível de produção de leite, carne, ovos e lã.

É importante ressaltar o acompanhamento do médico veterinário caso a caso, levando em conta suas particularidades e necessidades.