Você Deve Cortar as Penas das Asas Dos Seus Pássaros?

Cortar as penas de qualquer pássaro poderia ser marcado como um dos temas mais controversos entre os criadores. Há muitas razões pela qual alguns proprietários de aves optam por cortar as penas das asas de seus pássaros, e assim como existem muitas razões por que alguns proprietários de aves não o fazem. Enquanto cortar as penas da asa é geralmente recomendado para a maioria das aves em cativeiro, a efetiva decisão de cortar ou não deverá ficar a cargo do proprietário da ave. É bastante comum por exemplo, cortar as penas das asas da Calopsita e do Periquito Australiano.
Você Deve Cortar as Penas das Asas Dos Seus Pássaros

Além de garantir que seu animal de estimação não irá acidentalmente voar para longe, a maior razão que a maioria dos proprietários de aves cortam as penas de seus pássaros é a segurança. Viver dentro de uma casa representa diversos perigos que as aves não costumam enfrentar na natureza, tais como janelas abertas, ventiladores de teto, fogões, portas, pias e vasos sanitários. Cortar as penas das asas de um pássaro pode ajudar a limitar o seu acesso a perigos como esses. Acessando a seguinte postagem você irá aprender agora a cortar as penas da asas.

Outro motivo que muitas aves de estimação têm suas penas cortadas é porque obriga a ave a ser mais dependente de seu dono. Muitos acreditam que isso pode servir para aumentar o laço de confiança entre a ave e o ser humano, embora existam inúmeras aves de estimação que voam normalmente e que gozam de relações estreitas com suas famílias humanas. Vale lembrar que muitas pessoas pesquisam por como cortar as asas da calopsita, porém tem que ficar claro que se for o caso, você deverá cortar as penas, e nunca mutilar qualquer tipo de pássaro.

Já aqueles que não apoiam o corte das penas afirmam que privar um pássaro de sua capacidade de voar pode causar danos físicos e psicológicos. Muitos argumentam que os benefícios de voar, como forma de exercício e estimulação mental, superam em muito os riscos de lesão que o pássaro pode sofrer, desde que eles sejam devidamente supervisionadas durante o período do voo.

Outros têm diferentes razões para não aparar as penas de suas aves. Quem costuma exibir seus pássaros em exposições, por exemplo, terá muito mais chances de ganhar quando eles estão totalmente emplumados.

Pensar sobre as razões de quem é a favor ou contra cortar as penas irá ajudá-lo a fazer a melhor escolha para o seu animal de estimação. Converse com seu veterinário e pergunte a opinião dele, e também discuta sobre o assunto com seus familiares. Com uma análise cuidadosa, você terá certeza de fazer uma decisão que irá satisfazer as necessidades de você é também de seu amigo emplumado.